quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Elefante

Hoje assiti a um filme bem diferente, Elefante, do diretor Gus Van Sant . De 2003, trata sobre um assunto pertinente e que parece ter se tornado mais comum, os jovens que cometem assassinatos em série, seja na escola ou na universidade. O acontecimento em Columbine, que ficou famoso no mundo todo, foi inspiração pro diretor que mostrou o dia-a-dia de uma escola americana.

O filme chega a ser quase mudo. De pouquíssimos diálogos, que podem até parecer bem vagos, com repetições de cenas diferenciando o ângulo de cada personagem. Há os típicos adolescentes americanos; o atleta bonitão, as patricinhas que induzem o vômito após as refeições, a garota excluída de óculos, o simpático fotógrafo, e os dois protagonistas que só serão descobertos mais para o fim do filme.

Outro enfoque trazido é homossexualismo na adolescência, pois é explorado um grupo de discussão sobre o assunto, e os garotos em questão que praticam a "chacina" na escola são gays. A crítica do filme é para a sociedade americana, pois os dois meninos, que gostam de jogos violentos no pc e assistem a programas de tevê sobre a ascensão nazista, conseguem com facilidade comprar armas pela internet, e as recebe pelo correio.

Para quem não tem muita paciência, é difícil ver o filme, pois ele é sim monótono, até que chega a parte em que ficam evidentes as reais intenções dos garotos. Mas é bem curto, uma hora e 16 minutos mais ou menos, naquele estilo "final sem final". Recomendo pra quem quer ver um filme diferente, em todos os sentidos, e que trate de um assunto que não seja tão banal, como muitos dos filmes mais recentes. Mesmo eu tendo contado parte do enredo, é bom que cada um veja pra tirar suas próprias conclusões, ou não. Porque os elefantes nunca esquecem...

Segue o trailler do filme
http://http://www.youtube.com/watch?v=dFjFRa3lroI


Nenhum comentário: