sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Operação Ouro Branco

Quem lê o título do post pode até achar que é o nome de algum filme de ação ou de investigação criminal. Mas não, fico pasma com a criatividade da Polícia Federal quando cria o nome de suas operações, e essa com o escândalo do leite foi realmente sensacional! Não se fala em mais nada além da situação do leite ( o Ouro Branco, no caso) contaminado com água oxigenada e soda cáustica. Nos supermercados todos compram o alimento em saquinho, e todos já vêem com desconfiança qualquer marca embalada em tetra park.

O que se está fazendo é um estardalhaço muito grande e desnecessário, pois não é de hoje que se adicionam essas substâncias ao leite, mas por algum interesse que se desconhece, fez-se a denúncia e o caos lático está instaurado. Especialistas em química, que não têm espaço na mídia que está aproveitando o momento sendo a mais sensacionalista possível, explicam que as quantidades usadas são muito pequenas, e caso ofereçam algum dano às pessoas, este só será observado com o envelhecimento da geração que ingeriu esse leite. Além do que água oxigenada é usada para matar bactérias, e isso que faz no leite e no próprio organismo humano. E a soda cáustica é uma substância alcalina neutralizada pelos ácidos do estômago. Portanto, não oferecem tanto perigo aos consumidores como está sendo propagado.

Se os corruptos políticos de Brasília estão roubando milhões e continuam à solta, os representantes das cooperativas como a Coopervale estão atrás das grades, e alguns chegaram a perder seus cargos. Acontece que as pessoas dão muita importância a fatos que são sim sérios, mas não merecem tanto foco assim da imprensa. Já faz quase uma semana que esse é o assunto dos jornais locais e até nacionais, como os telejornais da tarde e da noite. Fato é que até agora ninguém morreu, nem passou mal, nem teve nenhuma espécie de desarranjo intestinal devido ao leite com tais substâncias.

Meu objetivo não é apoiar as cooperativas que adicionam água oxigenada e soda cáustica ao leite para estender seu prazo de validade; afinal o Ministério da Saúde proibe a adição das mesmas a qualquer tipo de alimento. Só quero mostrar às pessoas que estão fazendo festa, especulação e sensacionalismo demais, e no final tudo vai terminar em pizza.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez muito barulho por nada,além do mais, os caras já botam esses produtos no leite já tem uns 2 anos, ou seja, nós estamos tomando isso tem um tempinho legal já.
Ahh,acho que eu vo morrer, tomei soda caustica e água oxigenada por 2 anos umas 2 vezes ao dia, to perdido...

Maíra Borges disse...

Acredito q sim, é mt barulho por nada.Mas acho tbm q essa mt repentina e suspeita bateria d testes com o leitinho nosso d cada dia tem algo por trás.
Multinacionais , empresas maiores , algo assim...nada é a toa! Mundo capitalista ...=(
E mais uma vez, parabééns pelo blog!

Gabriel Mendes disse...

Como diria minha avó, aquilo que não mata engorda. Nietzsche diria que aquilo que não nos mata, nos fortalece. Num país onde tem gente que acredita na inocência de pessoas do dito "setor produtivo" do nosso país acabam chocados com uma coisa que na verdade é tão banal. Como você disse, estão tirando o foco daquilo que realmente interessa.